08 jun Bodhichitta
( bodhicitta sânscrito; tib . ? , chang chub kyi sem , wyl. Byang chub kyi sems ) é o desejo compassivo de atingir a iluminação para o benefício de todos os seres.
Natureza
Os estudiosos budistas debateram se a bodichita deve ser categorizada como a ” mente principal ” (Tib. ?, tso sem; Wyl. gtso sems) , ou um “estado mental” ( tib . ? ? , sem jung ; sems byung ). Asanga e Vasubandhu estavam entre os que afirmam que é um estado mental, enquanto Arya Vimuktasena e Haribhadra acreditam que é a mente principal. Em sua Luz nos 25.000 versos (tib. N ? , nyi khrid snang ba ), Arya Vimuktasena especifica que é a consciência mental (Tib. , yid kyi rnam shes). ).
Significado Literal / Etimologia
Bodhi significa nossa “essência iluminada” e chitta (sânscrito citta ) significa “coração” ou “mente”, daí a tradução “o coração da mente iluminada”.
Definições acadêmicas
A definição mais famosa de bodhichitta aparece no Abhisamayalankara de Maitreya :
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Isso tem aspectos ou propósitos gêmeos: 1) concentrar-se nos seres sencientes com compaixão e 2) concentrar-se na iluminação completa com sabedoria .
Khenpo Pema Vajra define bodhichitta como “o desejo de alcançar a iluminação, a fim de libertar todos os outros seres sencientes dos sofrimentos da existência e conduzi-los à felicidade insuperável da onisciência”.
Khenpo Tsöndrü define a geração da bodichita como “um tipo especial de consciência mental dotada de dois aspectos, inspirados na causa, desejosos de trazer o bem-estar dos outros e acompanhados pelo apoio, ansiando por um completo e perfeito despertar”.
Divisões
Absoluto e Relativo
Bodhichitta é categorizada em bodhicitta ‘relativa’ ou ‘convencional’ e ‘ bodichita absoluta ‘.
- A bodicita relativa implica o desejo compassivo de alcançar a iluminação para o benefício de todos os seres vivos e de treinar nos métodos para alcançar esse objetivo.
- Bodhicitta absoluta é a percepção direta da natureza absoluta das coisas.
Aspiração e Ação
Dentro da relativa bodhichitta há também a distinção entre ‘ bodichita na aspiração ‘ e ‘ bodhichitta em ação ‘, que é retratada por Shantideva como a diferença entre decidir ir a algum lugar e realmente fazer a viagem:
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Os três tipos de compromisso
- o jeito do rei de despertar bodhichitta, com o grande desejo
- o jeito do barqueiro de despertar bodhichitta, com sabedoria sagrada
- o caminho do pastor de despertar bodhichitta, além de comparar
Quatro tipos de bodhichitta de acordo com os caminhos e níveis
A bodichita também pode ser dividida de acordo com os cinco caminhos e dez bhumis :
- Bodhichitta de conduta de aspiração (Tib. W ? ? ? , Wyl. mos pas spyod pa’i sems bskyed ) (caminho de acumulação em diante)
- bodhichitta de pura intenção nobre (Tib. W ? ? ? , Wyl. lhag bsam rnam dag gi sems bskyed ) (primeiro bhumi em diante)
- bodhichitta de maturação completa (Tib. W ? ? ? ? , Wyl. rnam par smin pa’i sems bskyed ) (oitavo bhumi em diante)
- bodhichitta livre de todas as obscuridades (Tib. W ? ? ? , Wyl. sgrib pa spangs pa’i sems bskyed ) (no nível de buddhahood)
Há também uma divisão em vinte e dois símiles de bodhichitta , e o Sagaramatiparipriccha Sutra (Tibete ? , Wyl. Blo gros rgya mtshos zhus pa’i mdo ) menciona uma classificação de acordo com oitenta inesgotáveis que são discutidos no Khenjuk de Mipham Rinpoche .
O treinamento real em bodhichitta
Patrul Rinpoche diz que o treinamento em bodhichitta tem três elementos:
- treinando na causa meditando nos quatro incomensuráveis ,
- o treinamento atual, que é praticar o voto de bodhichitta três vezes durante o dia e três vezes à noite,
- e o treinamento nos preceitos, as meditações sobre equalizar e trocar a si mesmo e aos outros, e considerar os outros como mais importantes que você.
O treinamento real na bodichita é fazer o voto da bodichita através de qualquer prática formal – elaborada, média ou curta – às seis horas do dia e da noite, ou seja, ao amanhecer, meio da manhã, meio dia, tarde, anoitecer. e meia noite.
- ‘Equalizar o eu e os outros’ significa reconhecer a igualdade de si e dos outros em desejar encontrar a felicidade e desejar evitar o sofrimento.
- ‘Trocar eu e os outros’ significa dar a sua própria felicidade a outros seres sencientes e levar o sofrimento deles a si próprio.
- “Considerar os outros como mais importantes que você mesmo” significa deixar de lado o seu próprio benefício e realizar o benefício dos outros.
Se você se aplica a essas práticas, diz Patrul Rinpoche, então você nunca esquecerá a mente da bodichita em todas as suas vidas futuras, e todas as qualidades dos bhumis e caminhos se desenvolverão e aumentarão como a lua crescente.