08 jun Vacuidade
(Skt. nyat? ; Tib. ? ? , tongpa nyi ; Wyl. Stong pa nyid ) – a ausência de existência inerente em todos os fenômenos, que foi explicada pelo Buda nos sutras do segundo giro da Roda. do Dharma , e posteriormente elaborado por mestres como Nagarjuna e Chandrakirti .
Sogyal Rinpoche diz:
- “Infelizmente, a palavra ‘vacuidade’, que é usada para traduzir o termo sânscrito shunyata, carrega uma conotação de uma qualidade de nada, ou um vazio. Felizmente, há uma definição maravilhosa em tibetano que capta seu verdadeiro significado: Tib Ta ? ? , tak ché dang dralwa , que se traduz como: ‘livre de permanência e não-existência’.
- Geralmente, todas as filosofias tendem a cair em um dos dois extremos : ” eternalismo “: acreditar na existência ou permanência de algo, ou ” niilismo “: acreditar na inexistência. Shunyata vai além desses dois extremos, porque não é nem permanente nem não existente e, em última análise, como as coisas são.
A analogia com o espaço
Shunyata é frequentemente comparado ao espaço, que é definido no Budismo como a abertura completa, ou “qualidade de desobstrução”, que permite que qualquer coisa ocorra. Da mesma forma, porque a realidade é “vazia” e não é fixada de forma alguma, diz-se que tudo é possível. Como Nagarjuna disse:
- Para quem é possível o vazio,
- Tudo é possível.
Sinônimos
Existem muitos sinônimos para o vacuidade. Como se diz em Distinguindo o Meio dos Extremos :
- Vacuidade, em suma, tem esses sinônimos:
- Talidade, limite autêntico da realidade,
- Ausência de marcas, absoluto,
- E dharmadhatu
Em seu comentário a este verso, Mipham Rinpoche explica que o vacuidade é chamada de “talidade” porque não se transforma em nada mais; assim como era antes, então permanece depois. Da mesma forma, é chamada de “limite autêntico da realidade” porque é a maneira autêntica e inequívoca das entidades. É chamada de “ausência de marcas” porque a natureza do vacuidade é a cessação de todas as marcas da elaboração conceitual. É chamada a “verdade última” porque é a esfera na qual a sabedoria sagrada dos nobres se envolve. Ela é chamada de “dharmadhatu” porque é por observar isso que todas as qualidades do caminho surgem, e assim é o espaço (dhatu), ou a causa, de todas as qualidades nobres.
A vacuidade da vacuidade
Nagarjuna não apresenta a vacuidade como outra visão sobre a realidade. Na verdade, ele diz:
- Os vitoriosos dizem que a vacuidade
- Mina todas as visões dogmáticas,
- Aqueles que adotam uma visão dogmática da vacuidade
- São ditos serem incuráveis.
E:
- Eu me prostro para Gautama
- Quem, por compaixão,
- Ensinou o Dharma sagrado
- Que leva ao abandono de todos as visões.